Desde o início da pandemia e da total paralisação das nossas viagens, temos vivido um turbilhão de sentimentos e passada uma fase inicial de muita incerteza, começamos a nos debruçar sobre a nova realidade imposta e buscar caminhos para que pudéssemos continuar a contribuir com a formação de crianças e jovens. Pensamos muito na parceria que construímos ao longo de anos com vocês, escolas, nas milhares de crianças e jovens que de alguma maneira foram modificados pelas experiências de campo e nos nossos parceiros e colaboradores que dependem diretamente dos nossos trabalhos de campo.
Se no momento estamos obrigados a deixar de lado a experiência integral do campo, ainda assim não precisamos abrir mão dela completamente. E desta maneira, na ânsia de continuar contribuindo com a formação dos jovens, de colaborar com vocês, professores, tão sobrecarregados nesse momento e ainda permitir a sobrevivência de nossos parceiros e colaboradores é que surgiu a UGGI Virtual.
Se não podemos ir até o campo, o campo vem até nós. Se não podemos guiar os alunos em campo, podemos trazer o campo para a aula on line.
São tantos saberes guardados......
Vc já pensou em trazer a Caverna de Santana no PETAR para a sala virtual e percorrer seus salões com todo o conteúdo de formação de cavernas presente nessa aula.
E quem sabe uma caminhada literária virtual pelos caminhos de Guimarães Rosa em Cordisburgo conduzida pelo grupo dos Miguilins? Ou Sr Benito de São Luiz do Paraitinga contando história ao vivo para seus alunos? E ainda uma possível entrevista virtual com nossos deputados e senadores?
Além dos roteiros de campo, a UGGI está trazendo para a sua sala de aula virtual a possibilidade de novos conteúdos, aqueles que pertencem ao campo dos especialistas, das vivências anteriores que nos formaram. Nesse espectro talvez a mais incrível seja uma super aula com um oceanógrafo sobre o continente antártico. Muitas informações, experiências, trocas desde a histórica antártica até os trabalhos de pesquisas cientificas atuais. E que tal uma aula sobre abelhas com um biólogo que está no momento cuidado de remoção de colmeias num grande empreendimento na região sudeste? Ou uma aula sobre produção de resíduos durante a pandemia?
Queremos colaborar com vocês, queremos agitar as aulas on line, queremos ampliar as reflexões, queremos manter viva a chama do trabalho de campo.
O campo favorece o desenvolvimento de muitos sentidos: os cheiros, os gostos, os toques e o suor estão adormecidos e precisarão aguardar um pouco mais, no entanto não precisamos abandonar a escuta, a fala e o olhar. Vamos trazer o campo para a escola. Vamos favorecer a troca, favorecer a transmissão do conhecimento, vamos valorizar nossos parceiros!
Afinal tudo vem do campo e retorna para ele de uma ou outra maneira!
Estamos à disposição de vocês!