A Medicina Veterinária é uma profissão muito abrangente. Porém, a maioria das pessoas associa o médico veterinário apenas ao clínico de cães e gatos ou ao profissional que cuida de animais de fazenda. É cada vez maior e mais importante a participação do Médico Veterinário na conservação da fauna e é importante que alunos próximos a fazer suas escolhas profissionais conheçam esta vertente da profissão.
Na palestra introdutória serão abordadas as ações de médicos veterinários na proteção à fauna silvestre em duas possibilidades:
- trabalhos ex situ, ou seja, com fauna fora de seu ambiente natural, como zoológicos ou outras instituições mantenedoras de fauna.
- trabalhos in situ, ou seja, com a fauna em seu habitat.
Após esta introdução, serão abordados conceitos como níveis de ameaça de extinção, espécies-chave, espécies-bandeira, espécies guarda-chuva, espécies ameaçadas, formas de estudo de fauna em vida livre, formas de captura de animais silvestres para colheita de materiais e acompanhamento remoto de animais silvestres. Esta parte pode ser feita na forma de palestra ou na forma de dinâmica, utilizando os fundamentos do “Problem Based Learning (PBL)”.
A palestra inicial tem duração aproximada de uma hora. Os conceitos seguintes podem ser abordados em palestra com duração aproximada de uma hora, ou na dinâmica de PBL, sendo esta forma desenvolvida em três sessões de aproximadamente uma hora, em dias diferentes.